TUDO SOBRE TECNOLOGIA

Microsoft cria cachecol inteligente que esquenta sozinho

image

A tecnologia de vestir está em alta com os relógios inteligentes e óculos de realidade aumentada. Mas parece que a Microsoft levou ao pé da letra o “vestir” e criou um cachecol inteligente, o Smart Scarf, que recebe remotamente comandos de aquecimento e vibração. 

O acessório faz parte de um projeto da empresa que explora a potencialidade de dispositivos biométricos – que identificam padrões do corpo e executam determinadas funções. Embora a biometria hoje seja usada principalmente para identificação de usuários em diversos setores do mercado, o cachecol da Microsoft vai mais além: pode gerar calor automaticamente quando identifica uma queda na temperatura corporal, ou vibrar, na tentativa de acalmar o usuário caso identifique um aumento da pressão sanguínea, por exemplo.

O que permite as ações voluntárias ou remotas do cachecol é uma fina rede de cobre inserida no tecido da peça. Cada região da roupa pode exercer funções independentes e é controlada por um módulo central, que contém um dispositivo bluetooth responsável pelos comandos de vibração ou aquecimento. Há também sensores que coletam dados do usuário, inclusive seu humor no momento.

Segundo Michele Willians, aluna da Universidade de Maryland, e integrante do projeto, o objetivo é que o acessório possa facilitar a vida de idosos e pessoas com deficiência, embora o entretenimento não seja deixado de lado pelos desenvolvedores: uma funcionalidade testada, mas não lançada, é a seleção automática de uma playlist musical no celular do usuário baseada no seu humor no momento, identificado pelos diversos sensores espalhados na peça de roupa.

Fonte Olhar Digital

Phelipe Lira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s