TUDO SOBRE TECNOLOGIA

Processador do 1º PlayStation vai guiar sonda até Plutão

image

O processador que integrou o primeiro PlayStation está sendo utilizado pela NASA para guiar uma sonda espacial para Plutão. A mesma CPU responsável por reproduzir os gráficos de games como Final Fantasy VII e Metal Gear Solid foi reaproveitada em 2006 pela agência para monitorar propulsores e transmitir dados da sonda New Horizon.

Esse comportamento não é novidade para a NASA. Reconhecidamente, a agência espacial prefere utilizar o testado a se arriscar. A sonda de última geração Orion, por exemplo, utiliza um processador produzido pela IBM em 2002.

Para que o dispositivo sobrevivesse no espaço em meio à radiação foram realizados alguns ajustes, mas não houve nenhuma grande modificação. A sonda New Horizon foi lançada em janeiro de 2006 e está agora em aproximação final a Plutão. A data de chegada prevista é de 14 de julho.

Chegando lá, ela deve explorar o planeta e suas luas. Mais tarde, a sonda vai viajar pelo cinturão de Kuiper, um cinturão de asteroides maciços que circunda o sistema solar.

Fonte: Olhar Digital

Phelipe Lira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s